quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bifinhos à parmegiana

A primeira vez que comi isto foi em Curitiba (no sul do Brasil) onde se come mesmo muito boa comida italiana. Depois encontrei diferentes versões desta receita em livros e blogs de culinária (eu sou completamente viciada em livros de culinária... e embora prefira a versão em papel, também adoro os que me passam pelas mãos num ecrã de computador) e pareceu-me ser uma coisa simples e que merecia que eu a tentasse fazer. Acho que foi das primeiras coisas que cozinhei na minha casa.



Ingredientes

4 Bifinhos de porco (ou outra coisa que prefiram)

1 Ovo batido

Pão ralado qb

1/2 Cebola picada

2 Dentes de alho

1/2 Lata de tomate pelado

Queijo mozzarella ou queijo fatiado

Oregãos

Queijo parmegiano

Sal

Pimenta

Azeite



Procedimentos:


1. Preparar os bifinhos como se fosse para fazer panados normais. Temperá-los a gosto (eu uso sumo de limão, o alho picado, o sal pimenta) e passá-los pelo ovo batido e depois pelo pão ralado. Eu gosto de misturar sabores no pão ralado como queijo parmegiano ralado, ervas aromáticas secas, pimenta...


2. Fritar os panados com um pouco de azeite (também podem fazer os panados no forno) e reservar.



3. Entretanto, preparar o molho de tomate. Pôr a cebola picada num tacho com azeite até dourar e juntar o alho picadinho só o tempo suficiente para libertar o seu sabor. Depois juntar o tomate pelado ou 2/3 tomates frescos muito maduros picados (ou então podem usar directamente a versão enlatada de tomate triturado). Temperar com os oregãos, sal e pimenta preta moída a gosto e deixar apurar.


4. Num tabuleiro de ir ao forno colocar cada panado com uma fatia de queijo por cima, cobrir com o molho de tomate e terminar com uma porção generosa de queijo parmegiano ralado.


5. Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 15min. O tempo suficiente para o queijo derreter e ficar uma deliciosa e apetitosa mistura borbulhante em cima de cada bifinho.


6. Eu gosto de servir com massa ou com pão de alho quentinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário