domingo, 29 de janeiro de 2012

Hamburguer caseiro


A versão que estão a ver na foto foi a que sobrou de um belo conjunto de hamburgueres e por isso é que não tem nenhum acompanhamento para além do queijo. Normalmente os meus hamburgueres têm uma folhinha de alface, uma rodela de tomate, talvez uma fatia de bacon... Gosto imenso de fazê-los em casa, são consideravelmente melhores do que os de compra e embora isto signifique algum tempo extra na cozinha, acho que vale a pena! Tenho muitas versões diferentes e espero ter a oportunidade de as ir partilhando, esta é baseada numa receita do Jamie Oliver.

Ingredientes
1 cebola
Azeite
500g de carne picada
3 colheres de sopa de pão ralado
1 colher chá de sal
1 colher chá de pimenta preta moída
1 ovo batido
1 colher sopa queijo parmegiano ralado

Preparação
1. Picar finamente a cebola e saltear numa frigideira com azeite, em lume médio, durante cerca de 10 minutos, até estar macia. Reservar e deixar arrefecer.

2. Entretanto preparem um tabuleiro ou travessa, untando com um fio de azeite, para depois porem lá os hambúrgueres a repousar.

3. Numa tigela funda juntem a cebola, a carne picada, o pão ralado, o sal e a pimenta e misturem bem.

4. Depois façam uma cova e juntem o ovo e o queijo parmegiano e misturem tudo usando as mãos até que fique uma mistura homogénea.

5. Com as mãos molhadas dividam a mistura em 6 bolas iguais.

6. Molhem novamente as mãos e moldem cada bola em forma de hamburguer (cerca de 2cm de altura), coloquem no tabuleiro previamente untado com azeite e quando tiverem feito isto a todas as bolas, cubram o tabuleiro com película aderente e levem ao frigorífico durante 30min.

7. Num grelhador ou numa frigideira com um pouco de azeite cozinhem os hamburgueres ao vosso gosto, mas deve demorar cerca de 4/5 minutos de cada lado.

8. Façam uma combinação da vossa preferência com o hamburguer. Por exemplo, pão de hamburguer, alface, tomate, o hamburguer, maionese e ketchup e uma fatia de queijo. Sirvam com umas batatinhas fritas.

Sem comentários:

Enviar um comentário