quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Massa de almôndegas de salsichas

Esta é uma receita do primeiro livro que recebi do Jamie Oliver, "Cozinha na Itália". Acho que foi este livro que iniciou a minha paixão, não por cozinhar, mas por livros de culinária e pelas estórias que trazem no meio de ingredientes e receitas! Esta receita vem do meu antigo blog para que não fiquem por lá sozinhas...


Ingredientes:
- 4 salsichas frescas
- 4 fatias de bacon picadas
- 4 gemas de ovos
- +/- 250 g de massa (spaghetti, linguine, o que preferirem...)
- 100ml de natas
- 100g de queijo Parmesão ralado na hora
- raspa de limão
- salsa fresca picada
- azeite
- sal e pimenta

Procedimento
1. Fazer um corte ao longo do comprimento das salsichas e tirar a pele. Com as mãos molhadas formar pequenas bolas com a carne da salsicha (do tamanho de berlindes).

2. Aquecer o azeite numa frigideira larga e cozinhar as almôndegas até estarem douradas e depois adicionar os pedaços de bacon e cozinhar até estes também ficarem dourados.

3. Entretanto, colocar uma panela de água temperada a ferver para cozer a massa (eu costumo pôr, para além do sal, um pouco de noz-moscada e pimentão). Para cozer a massa seguir as instruções da embalagem.

4. Numa taça, bater as gemas dos ovos, as natas, metade do Parmesão, a raspa de limão e asalsa.

5. Quando a massa estiver pronta, escorrer a água da cozedura mas reservando um pouco desta (pode ser preciso para adicionar ao molho).

6. Juntar a massa, a mistura dos ovos e as almôndegas. O calor da massa deverá cozinhar delicadamente os ovos mas não demais para que fique um molho cremoso. Se a massa colar deve-se adicionar a água reservada da cozedura.

7. Polvilhar com queijo parmesão ralado na hora, adicionar algum tempero ou fio de azeite se desejar e servir.


Foi completamente aprovada por ser simples mas muito saborosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário