terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rolo de carne

Tenho feito esta receita quando tenho convidados em casa e sinceramente é tão simples mas saborosa e com um efeito tão "a sério?!" quando digo que fui eu que fiz o rolo que vale mesmo a pena. Esta é a versão simples inspirada na Revista Blue Cooking [Best of 2010] mas tenho outras variantes que depois vos irei mostrar. Costumo acompanhar o rolo de carne com alguns verdes e batatinhas assadas ou arroz, mas acho que puré deve ficar muito bom!

Para 4/5 pessoas

Ingredientes:
- 600g de carne picada
- 1 chávena de pão ralado
- Cerca de 4/6 fatias de bacon picada (mas deve depender do vosso bom senso e gosto)
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picadinho ou esmagado
- ½ chávena de azeitonas em rodelas
- 2 colheres sopa oregãos
- Salsa q.b.
- Sal e pimenta

Procedimento:
1. Pré-aquecer o forno a 160ºC.
2. Numa tigela grande misturar bem a carne, a cebola, o alho, as azeitonas, a salsa, os orégãos e o pão ralado.
3. Temperar bem e misturar novamente.
4. Eu uso papel de alumínio para ajudar a moldar o rolo. Basta pincelar com um pouco de azeite e colocar a mistura em cima do papel e enrolar cuidadosamente.
5. Por fim colocar o rolo num pirex ou tabuleiro de ir ao forno e cozinhar durante 45 min. Nesta altura tentem tirar o papel de alumínio cuidadosamente (digo tentem porque nem sempre sou bem sucedida nesta tarefa) e deixem a cozinhar até ficar dourado e cozinhado no interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário