terça-feira, 19 de junho de 2012

Hamburguer com azeitonas e salsa



Eu adoro fazer hambúrgueres em casa e é uma das coisas que tendo a fazer mais frequentemente. Para variar uso ingredientes diferentes na composição dos hambúrgueres, conforme o que me apetece ou tenho disponível no frigorífico. Nesta receita usei cebolas caramelizadas em frasco (da marca Saclá, conservadas em vinagre balsâmico) o que me poupou algum tempo no processo de picar e caramelizar as cebolas em lume médio com azeite. Por vezes também as uso cruas, mas prefiro caramelizadas… Bem, de qualquer das formas é uma questão de preferências e de fazerem o que quiserem!!

Ingredientes:
500g de carne picada
5/6 cebolas caramelizadas em frasco
1 chávena de salsa picada
1 chávena de azeitonas descaroçadas
1 colher de chá de Pimentão doce
1 colher de sopa de oregãos
Sal e pimenta
1 ovo batido
Pão ralado q.b.
Azeite
Queijo mozzarella

Preparação:
1. Piquem a cebola caramelizada (podem substituir isto por cebola crua picada ou por cebola picada caramelizada em azeite em lume brando).
2. Numa taça juntem a carne picada, com a salsa e as azeitonas picadas e usem as mãos para misturar tudo muito bem. Temperem com sal, pimenta, pimentão doce e os oregãos.
3. Acrescentem o ovo batido e pão ralado suficiente para que a mistura não fique demasiado pegajosa mas também não grumosa.
4. Dividam esta mistura em 6 partes iguais e com as mãos molhadas moldem em forma de hambúrguer.
5. De preferência coloquem os hambúrguer num tabuleiro untado com azeite e tapado com papel aderente e levem ao frigorífico cerca de 30 minutos. Podem saltar este passo mas ajuda a que os hambúrgueres fiquem mais firmes.
6. Numa frigideira ou num grelhador, aqueçam e cozinhem os hambúrgueres, cerca de 3 ou 4 minutos de cada lado.
7. Coloquem um pouco de queijo mozzarella em cima de cada hambúrguer e levem ao forno para derreter (eu fiz isto porque tinha o forno ligado e aproveitei, senão o calor do hambúrguer acabado de cozinhar vai derreter um pouco o queijo).
8. Sirvam com umas batatinhas fritas e uma salada a acompanhar.


Sem comentários:

Enviar um comentário