segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lombo de vitela assado

Fiz a receita num almoço de Domingo para o meu pai e o meu irmão, porque a minha mãe estava em viagem. Normalmente, quando faço carne assada é de porco ou frango, mas desta vez fiz com vitela (realmente não sei porque nunca tinha optado por isto antes...). Todos gabaram muito os meus dotes de cozinheira e por isso parece-me que é uma opção de sucesso quando se tem convidados em casa. Para além do trabalho de preparação, basta controlar o assado no forno e fazer umas belas batatas assadas para acompanhar.

Ingredientes
1,5kg Lombo de vitela
2 a 3 colher de sopa de azeite
4 dentes de alho finamente picado
3 colheres de sopa de rosmaninho fresco picado
Sal
Pimenta preta moída na hora
1 cebola

Preparação:
1. Temperem a carne com alguma antecedência com o sal, a pimenta, o rosmaninho e o alho, assim como com algum azeite.
2. Pré-aqueçam o forno a 200ºC.
3. Num recipiente que possa ir ao forno ou (como foi o meu caso) numa frigideira, coloquem o restante azeite e levem a carne ao lume forte até estar alourada de todos os lados. Isto deverá demorar cerca de 5 a 8 minutos.
4. Numa assadeira, façam uma cama com a cebola cortada às rodelas, e coloquem a carne por cima. Reguem a carne com a gordura.
5. Deixem cozinhar durante cerca de 1h30, este tempo vai depender do tamanho da peça de carne. Tenham o cuidado de ir regando bem a carne.
6. Quando estiver pronta, transfiram o lombo para um tabuleiro, tapem com folha de alumínio e deixem repousar durante 10 minutos.
7. Sirvam cortado em fatias e acompanhado por umas batatas assadas e alguns legumes.

Sem comentários:

Enviar um comentário