segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Hamburguer de atum com aioli

Embora não seja muito frequente comer cá em casa, gosto bastante de atum fresco. Às vezes compro e faço eu os hamburgueres cá em casa, mas desta vez encontrei já prontos na peixaria do Continente e decidi experimentar. Mesmo assim deixo-vos aqui a receita que costumo fazer...

Ingredientes:
Hambúrgueres de atum
2 bifes de atum fresco
Manjericão
Cebolinho
Salsa
Raspa de limão

Molho Aioli:
1/2 dente de alho
1 ovo
1 colher de chá de mostarda
Sal 
Pimenta preta moída na hora
Óleo q.b.
Sumo de limão

Pão
Queijo da ilha
Tomate cereja
Azeite

Preparação:
1. Cortem em pedaços pequeninos o atum com os ingredientes e misturem tudo bem. Podem usar uma picadora mas ficará tudo mais "moído".
2. Com as mãos molhadas moldem os hambúrgueres de atum e deixem repousar uns minutos no frigorífico para ficarem mais firmes.
3. Preparem o aioli como se fizessem maionese caseira, acrescentando o alho esmagado. Num copo juntem o ovo, a mostarda, o alho e temperem com o sal e a pimenta. Com a varinha mágica emulsionem a mistura juntando o óleo em fio até ficar com a consistência desejada.
4. Numa frigideira, com um pouco de azeite para não pegar, cozinhem os hambúrgueres durante cerca de 5 minutos.
5. Tostem o pão e espalhem o molho aioli na parte de baixo. Coloquem o hambúrguer de atum e por cima espalhem o queijo da ilha. Coloquem os tomates fatiados em cima e terminem com a parte de cima do pão também barrada com o molho aioli.

Sem comentários:

Enviar um comentário